Qual o tempo certo para trocar o óleo de seu veículo

02/09/2019 08:30

Para garantir o bom funcionamento do seu carro você deve ficar atento a troca de óleo. Vale lembrar que não é somente o motor que precisa ser lubrificado e ter seu óleo substituído em algum intervalo de tempo. É importante realizar a troca também do óleo da caixa de câmbio e o fluido de freio.

A lubrificação é essencial para a vida útil das peças e, por isso, deve estar sempre incluída nas revisões. Evite manutenções desnecessárias e saiba como proceder em cada caso.

O óleo do motor é o responsável por lubrificar, limpar e refrigerar essa parte do veículo e tem um prazo para a troca que varia de acordo com o modelo do carro, por isso,é fundamental consultar o manual do proprietário para verificar o período de troca. Geralmente., a troca deve ser feita entre 10 mil a 15 mil quilômetros para os automóveis que rodam pouco.

Já o óleo da caixa do câmbio é o responsável por lubrificar as engrenagens evitando que elas enferrujem e também refrigerar o sistema.  Em carros de câmbio manual a troca não precisa ser feita, mas no caso de automáticos é aconselhável fazer a cada 40 mil a 60 mil quilômetros, mas isso vai depender também  do veículo e do fabricante.

Enquanto que o fluido do freio auxilia na frenagem do veículo sendo importante a sua troca geralmente a cada 10 mil quilômetros ou no máximo dois anos.

 

 

 

Leia Também

Últimos Artigos

Gostaria de Receber um Orçamento?
TOPO